ICP || Processo Seletivo: Primeira Entrevista e Palestra

             Já fiz um post explicando tudo sobre o programa, você pode conferir clicando AQUI. No post de hoje vou falar pra vocês como tá sendo a primeira etapa do processo seletivo.


             Esse ano as palestras aconteceram nas cidades: Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, mas eles todo ano mudam os locais. Como moro em Goiânia, tive que me deslocar até Brasília.

O que levar?

             No site da stb sempre tem uma checklist pra você se informar, não sei como será nos próximos anos, mas esse ano você tinha que levar:

  • Uma foto 5x7 (de preferência sorrindo)
  • Um currículo redigido em inglês 
  • Uma carta de apresentação (também em inglês, falando porque você quer participar do programa, como isso vai influenciar no curso que você faz e essas coisas)
  • Cópia da página do passaporte que tem a data de expiração
  • Os termos e compromissos (assinado em todas as páginas)
  • A página do proof of student (EM BRANCO! Eles vão explicar como preencher durante a palestra)
  • Role Check List (também em branco)
             Sim, você tem que levar tuuuuuuudo isso no dia da palestra. Sim, você encontra tudo isso no site da stb. Não, não precisa preencher nem o proof nem as roles ainda. SIM, a foto pode ser sorrindo. Sim, a entrevista é em inglês, mas a palestra desse ano foi em português.


Como ir vestido?

             Essa é uma pergunta que todo mundo faz mas ninguém consegue responder. Muitos falam que o ideal é ir de roupa totalmente social, porque afinal é uma entrevista de emprego. Mas eu sinceramente acho que eles não observam isso na primeira fase, tanto que vi muita gente lá até de calça jeans e essas coisas. Eu preferi ir totalmente disney look já na primeira pra não ter chance de ser desclassificada por uma coisa boba assim, então pintei meu cabelo de preto especialmente pra isso e fui toda "adulta", sendo que nunca nem entrei em roupa social na vida! O que não vale é ir com short curto e essas coisas, mas acho que o resto tá valendo. 

Treinamento

             Se tem uma coisa que digo pra vocês é: PESQUISEM. Entrem no grupo do facebook que sempre chama "Futuros Cast Members (ano)", nesse ano por exemplo é "Futuros Cast Members 2015/2016", mas POR FAVOR, não fique criando posts perguntando coisas ao menos que você não tenha encontrado em lugar algum a resposta pra isso. Antes da palestra eu procurei sobre ICP em todo canto possível da internet e é muito importante que todo mundo saiba tudo sobre o programa, porque afinal, você tá gastando seu dinheiro e seu tempo nisso né, não dá pra simplesmente pular no meio disso tudo e se deixar levar, então ESTEJAM PREPARADOS.

Antes da Palesta

             Acordei 3h da manhã para me arrumar e entrar no Disney Look e a viagem até bsb foi muuuuuito longa e me deixou muito cansada. Enfim chegamos em bsb às 8 e a palestra era só 10 horas, então ficamos mofando lá no local até chegar a hora e todo mundo fazer fila pra entrar. Entramos no auditório e ficamos meia hora escutando músicas da Disney, a palestra acabou atrasando mas nenhuma das duas que tinha naquele dia lotou, pelo contrário, ficaram pela metade. Meu pai pôde entrar e sentar do meu lado, geralmente os acompanhantes entram por último. Quando eles permitem a entrada, todos os que vão participar da entrevista recebem um papelzinho com o horário da entrevista. Primeiro são as pessoas de fora do estado (meu caso), depois de fora da cidade, e depois da própria cidade.

A Palestra

             Quem apresenta a palestra a já algum tempo é a Rosana, lá são apresentados todos os aspectos do programa, inclusive os financeiros. A minha durou 2h e meia e não achei tão legal assim, porque eu já sabia muuuuito sobre tudo e era só a repetição de tudo o que eu já sabia, mas foi ótimo pra informar meu pai e deixar ele animado. No fim da palestra eles abriram pra perguntas e... Meu deus, nunca senti tanta vergonha alheia. Tinha gente que simplesmente foi lá sem saber absolutamente nada, e fizeram perguntas do tipo "TENHO PREFERÊNCIA DE DATA SE ESTUDO EM FEDERAL?????" e ouvi comentários do tipo "SE EU CAIR NA ÚLTIMA DATA ENTÃO NÃO VOU", então a dica que repito pra vocês é: se informem, SE INFORMEM e não passem vergonha perguntando coisas óbvias que estão inclusive no site da stb.

Antes da Entrevista

             Fui almoçar no shopping e já voltamos correndo pro local da entrevista. O nervosismo foi enorme. Depois de participar da palestra e conhecer todas as roles direitinho esse é o momento para preencher a role check list. Fiquei treinando as perguntas e respostas com o Gabriel e começamos a pensar que talvez nós fossemos fazer a entrevista juntos (o que me apavorou muito pois morro de vergonha de falar em inglês na frente dele). Meu papelzinho dizia que a entrevista seria 14:40 e eu era a letra I, enquanto o gabriel era a J (se fosse seguir a lógica dos pares, o I iria com a letra J). Quando começaram a chamar os do horário de 14:40 sentamos em uma mesinha e preenchemos um papel com algumas informações tipo curso, faculdade, essas coisas, e é nesse momento que entregamos a carta, o currículo, o termos e condições e a cópia do passaporte. Depois disso tivemos que esperar ainda mais pra sermos chamados pra entrevista. Nessa hora eu já sabia que iria junto com o Gabriel e o nervosismo só aumentava.

A Entrevista

             Com uma hora de atraso fomos chamados. Como previsto fui com meu querido namorado. Nos sentamos na mesa (aconteceu no palco de onde tinha sido a palestra) e uma menina super simpática nos entrevistou. Ela fez 10 perguntas (9 das quais eu já havia treinado e tinha as respostas prontas), e eu explico direitinho como foi no vídeo! Fiquei bem nervosa o tempo todo, mas consegui ser simpática e o Gabriel até fez piadinhas.

Depois da Entrevista

             Saímos de Brasília super esgotados mas com a sensação de missão cumprida, foram mais 4h de carro pra voltar pra casa mas fiquei super aliviada por não ter mais que ficar esperando pra ser entrevistada. Agora vem a pior parte, que é a terrível espera pelo resultado que só sai depois de 47 dias da palestra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário