ICP || Como trabalhar na Disney?

        Hoje vim contar pra vocês sobre algo maravilhoso que descobri: TEM COMO TRABALHAR NA DISNEY! E é mais fácil do que muita gente imagina, vejam o vídeo ou apenas continuem lendo o post para saberem todas as informações:



             Para ir trabalhar na Disney pela primeira vez você precisa participar do International College Program (ICP) que foi renomeado recentemente para Cultural Exchange Program (CEP), nesse post usarei a sigle ICP pois ainda é a mais usada por todos. Esse programa é basicamente um intercâmbio de trabalho remunerado no lugar mais feliz do mundo: A Disney.
            Quem cuida do processo todo é a STB, que possui diversas opções de intercâmbios pra trabalho e estudo, então dá uma olhadinha lá no site deles e veja qual é o mais adequado pra você. 
            Ã‰ importante saber desde já que você NÃO vai poder escolher a data de embarque, não vai poder escolher com quem vai morar, ou onde vai morar, muito menos a sua função nos parques, quem manda é a Disney.

Os pré-requisitos

  • Ter no mínimo 18 anos até a data da segunda palestra
  • Ser estudante universitário regularmente matriculado em curso presencial (nos anos anteriores o curso deveria ter no mínimo 4 anos, mas em 2015 eles mudaram as regras e agora cursos de qualquer duração estão liberados!)
  • Estar entre o segundo e penúltimo período acadêmico
  • Saber um inglês bom o suficiente pra manter uma conversa
Duração

            De 2 a 3 meses (nas férias de fim de ano, geralmente novembro, dezembro e janeiro), e você ainda tem direito ao Grace Period, em que pode ficar mais 30 dias nos Estados Unidos viajando como turista.

Funções

            A função que cada um faz na Disney é chamada role, e quem participa do programa pode cair em uma das 12 roles a seguir: Attractions/Operations (trabalha em brinquedos, shows e paradas), Custodial (Limpa os parques e os hotéis), Costuming (trabalha nos bastidores com as roupas dos funcionários), Character Performer (dá vida aos personagens dos parques), Character Attendant (acompanha os personagens), Merchandise (trabalha nas lojas), Quick Service (trabalha em restaurantes de fast food), Full Service (restaurantes com serviço de garçom), Bell Services (recepção dos hotéis), Housekeeping (camareiro dos hotéis), Lifeguard (salva-vidas), Recration (Cuida das crianças enquanto os pais não estão).
            O que você tem que ter em mente é você não escolhe sua role e nem mesmo onde vai trabalhar, eles podem muito bem te mandar para um resort, e adeus sonho de trabalhar no Magic Kingdom! Muitas dessas roles não são mais oferecidas para o programa no Brasil, mas falarei sobre isso no post completo que farei sobre cada uma das roles.

Jornada de trabalho e Remuneração

            Depende da sua role e de onde você trabalha. A disney garante 30 horas de trabalho semanais, com o mínimo de 9 dólares por hora trabalhada. Além disso, você ainda pode pegar hora-extra e receber mais por elas. A folga, ou day off, geralmente é 1 dia por semana (em dias variados a cada semana).

Acomodação

            Todos os participantes do programa moram em um dos quatro condomínios da Disney, são eles o Vista Way, Patterson Court, Chattam Square e The Commons. O pagamento do aluguel é feito por semana e é descontado do seu salário, variando de acordo com o condomínio e com quantas pessoas moram no seu apartamento. 
Os condomínios possuem apartamentos que acomodam de 2 a 8 pessoas, e não, você não pode escolher quem vai morar com você. Geralmente os under (abaixo de 21 anos) moram separados dos over (acima de 21 anos).

Refeição e transporte

            O transporte oferecido pela Disney passa pelos parques e resort do complexo e por alguns supermercados e shopping. O transporte para outros locais, como a Universal e Sea World fica por conta de cada um, assim como as refeições.

            Entendeu tudo sobre o programa e quer participar? Os passos são esses:

  • Pré-cadastro no site do STB 
  • Participação de uma das palestras apresentada pelo STB (a presença nas palestras é obrigatória e deve-se levar todos os documentos exigidos, ela é feita em algumas cidades do Brasil, que variam todo ano)
  • Entrevista com a STB (ocorre logo após a palestra)
  • Divulgação do resultado da primeira fase
  • Entrega de documentos
  • Palestra com a Disney (também obrigatória e ocorre quase sempre em São Paulo)
  • Entrevista com a Disney
  • Divulgação do resultado final
  • Entrevista de visto no consulado
  • Embarque

            Depois do ICP, os alumni (pessoas que já voltaram do ICP) podem participar de outros programas como o Guest Relation, Super Greeter e Hospitality. A primeira fase desse ano aconteceu em Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro, e eu fui na de Brasília! Vou contar todos os detalhes da palestra e entrevista em outro post, então não percam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário